Na poltrona do editor

(contém spoilers)

poltrona do editorNão existe pecado do lado de baixo do Equador.

Chico Buarque, apesar de tudo.

 

Dizem que a marca de todo gênio é não se declarar como tal. Bobagem. Não que eu me considere um gênio, imaginem, mas tem coisa que a gente sente e não dá margem a dúvida, ainda que soe absurdo, pretensioso, muito contrário a tudo o que hoje em dia se considera de bom tom, bom gosto. Não que meus textos pessoais cheguem a ser assim, algo que deixe marca, sim, acredito nisso, mas por onde tem andado de fato a minha marca no mundo?

Vou responder. Vocês talvez não saibam, mas tem se tornado cada vez mais difícil encontrar  um editor de textos, nada a ver com revisor ortográfico, muito menos os automáticos. O editor se tornou, sei lá, confesso que não sei o que era um editor anteriormente, mas desde que adentrei este ofício estimulante — há quatro anos, hoje, exatamente —, acreditem, não sei de editor nenhum, talvez com a exceção de dois ou um, que faça o que eu digo, muito menos o que eu faço: sentar-se na poltrona por dias a fio e ler atentamente palavra por palavra o texto proposto por um autor, cortando aqui, sugerindo ali, discutindo extensamente com o escritor a melhor forma de obter o resultado que ele tanto almeja, não que eu saiba como obtê-lo, nada disso, embora tenha variadas teorias.

A última delas, pasmem, é que há um boicote branco no mercado editorial — não só das livrarias locais, como também da imprensa, ah, eu não deveria afirmar isso sem ter provas irrefutáveis ou ficarei muito mal — contra editoras que marcam posição com um nível tecnológico internacional, como, por exemplo, oferecendo formatos impressos “sem tiragem”, nem vou usar aquela palavra que rimaria para completar a frase… deixo ao amplo vocabulário de vocês. Mas não perco a esperança de que a literatura brasileira, a que nós fazemos, pelo menos, consiga decolar de vez. Além do nosso nobre objetivo de não só publicar, mas também de “incubar” um bom escritor.

Resto, aqui.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *