XXX-pocalipse

notre4 Entardecer de lua cheia com Notre-Dame ao fundo.

O principal objetivo destas longas férias, como todos sabem, era comemorar os 70 anos do Alan, e comme il faut, em Paris. Então temos um acordo tácito, para mim difícil de manter, de fazer só o que lhe dá prazer. O que muitas vezes pode ser simplesmente dormir boa parte do dia e despertar de frente para a Notre-Dame nas horas mais disparatadas, coisa que, como sou muito egoísta, hahaha, me causa um conflito interno terrível contra o qual luto quase todo dia, e explico por quê. Segundo o Alan, não estamos apenas “visitando Paris”, mas sim “morando em Paris”, o que inclui a água-furtada em Saint-Michel e as cotidianas visitas ao supermercado — onde, com seu charme inigualável, ele já conquistou uma das caixas —, o bom vinho comprado barato e a obrigatória baguete levada para casa embrulhada debaixo do braço.

Mamãe, de saudosa memória, era não só agente de turismo, mas também ansiosa de carteirinha, é, ansiedade também se herda, vocês sabiam? O resultado é que, não sendo de jeito nenhum inexperiente em viagens, tenho um condicionamento interno que me impede de me aquietar, usufruir de um lugar, sendo constantemente impelida por mim mesma a sair na rua e aproveitar “sem parar”.

Mas o objetivo secundário desta viagem, obviamente o principal para mim, foi refletir sobre a vida, o que desejo dela neste momento, o que me dá mais prazer e de que jeito obtê-lo. E destas coisas ressaltei o tesão de escrever e ler, tanto que nem dei chance às propagadas férias de cronista.

Tem coisa melhor do que um apartamento de frente, com a vista mutatis mutandi da catedral parisiense? Mamãe acharia um tédio, francamente. Mas se não fosse filha dela eu poderia escrever um livro inteiro sobre isso, um bom resultado de um necessário distanciamento, uma rotina longe da rotina resultando numa experiência prazerosa e produtiva, embora nem sempre a esperada de um “turista”, vocês se lembram: “Se é terça-feira, aqui deve ser a Bélgica”.

Resto, aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *